O Espaço Mirante de Praia Formosa, unidade da Secretária Especial de Cultura (SEC/Funcaju), abre oficialmente nesta sexta-feira, 6, a exposição de quadros intitulada “Dom – só sabe quem tem”. A mostra, que é gratuita e segue até o dia 18 de setembro, reúne cerca de 20 quadros de autoria do artista plástico Allan Moncorvo, que destacam a cultura afro-brasileira, sobretudo a religião e a representação dos orixás, como Iemanjá, Ogum, Oxossi, entre outros.
Para a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, ações deste tipo devem ser incentivadas pelo órgão. “É nossa obrigação apoiar e valorizar esse tipo atividade que destaca a cultura africana, sobretudo pelo fato do sergipano, como acontece no resto do Brasil, ainda não ter reconhecido de fato que essa cultura, que está de maneira tão intrínseca em todos nós, nas comidas, nos cantos, no jeito das pessoas.
Na abertura da mostra, Allan Moncorvo, que também é compositor e percussionista, irá apresentar algumas de suas canções do ritmo afro, conhecido como afoxé. O artista comenta sobre a importância do apoio da SEC/Funcaju “O crescimento e a valorização do artista da terra, sobretudo os da cultura afro, é muito relevante, pois nos últimos anos ela andou um pouco esquecida . E eventos como este vem com o objetivo de resgatá-la.
A exposição “Dom – Só sabe quem tem” ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e nos fins de semanas e feriados, das 9h às 13h. O Espaço Mirante de Praia Formosa fica localizado no Calçadão da 13 de Julho.