Três clínicas odontológicas e um consultório localizado no Centro de Aracaju (SE) foram notificados pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe por publicidade irregular de serviços de odontologia prestados a população.
A partir da próxima semana as inspeções serão intensificadas na capital e estendidas ao interior do Estado de Sergipe. A cirurgiã-dentista, Carla Regina Barbosa Barros, presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-SE ressalta que a ação tem por base o novo Código de Ética Odontológica que entrou em vigor em janeiro deste ano, que traz mudanças importantes nas questões relacionadas à comunicação.
“Durante a fiscalização verificamos a propaganda de serviços odontológicos, inclusive com utilização de faixas e panfletos. Ofertas e descontos para alguns serviços odontológicos, como clareamento de dentes, limpeza e avaliação ortodôntica aparecem com frequência. Essa prática é infração ética e vai ser combatida”, afirma.
A legislação também não permite que preços e formas de pagamentos referentes a serviços clínicos-odontológicos sejam divulgados de forma massiva, complementa ela.
Falsos dentistas na cidade de Aracaju
O Conselho também vai intensificar o combate à prática ilegal do exercício da profissão de dentista no Estado.
“O exercício ilegal da odontologia é um problema de saúde pública. Além do risco de lesão corporal grave, já que esses profissionais não têm qualificação, os pacientes correm risco de contrair infecções, além de estarem expostos à transmissão de doenças como Hepatite e HIV”, alerta a presidente.
Fonte: G1