Planetário da CCTEA Galileu Galilei Aracaju

A CCTECA – Galileu Galilei (Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju), conhecida como Planetário da CCTEA Galileu Galilei Aracaju, foi inaugurada no dia 22 de março de 2009, tendo o 1º planetário totalmente digital implantado no País, é um projeto piloto do Governo Federal que visa instalar centros de estímulos e divulgação científica e tecnológica em todo o país.

Em Sergipe o projeto foi financiado através do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através do órgão SEPLAN e com a consultoria da Universidade Federal de Sergipe.

Planetário da CCTEA Galileu Galilei Aracaju

A CCTECA – Galileu Galilei tem como principais objetivos a democratização do ensino das ciências entre os cidadãos do Estado de Sergipe, além de promover o ensino das ciências na rede escolar pública e privada, através de seus experimentos científicos, interativos e pedagógicos e ainda a divulgação das ciências na mídia e na área turística (Turismo Cientifico) na Cidade de Aracaju.

História dos Museus

A CCTECA Galileu Galilei, consta de uma área de 558 m², está dividida em três setores básicos: o Planetário, o setor administrativo e o setor principal contendo um grande salão intitulado – Experimentoteca onde podemos encontrar diversos experimentos didáticos e interativos especialmente elaborados para o ensino de Física, Matemática, Química, informática, Astronomia e ciências em geral . A CCTECA Galileu Galilei está vinculada à SEMED – Secretaria da Educação do Município de Aracaju.

PLANETÁRIO – A CCTECA Galileu Galilei abriga em suas instalações um Planetário de pequeno porte, com uma cúpula externa de 6m de diâmetro construída em aço e fibra de vidro, revestida com madeirite e gesso, contendo em seu interior 31 assentos confortáveis em ângulos de 20º e 30º com sistema de som digital (Douby Sound), em sala climatizada. No centro da cúpula encontra-se um projetor digital de última geração-Definiti II PD ,foi ‘primeiro instalado no país’ desenvolvido pela empresa Norte-Americana Sky-Skan, representada no Brasil pela OMNIS LUX. O programa simulador é capaz de projetar e simular em 3D imagens realísticas de planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, exposição de vídeos e imagens que nos transportam a uma grande viagem através do Universo.

A GALERIA DO UNIVERSO fica área interna da cúpula do Planetário é possível obter informações atualizadas sobre as últimas descobertas da área da astronomia através de uma exposição permanente de banners intitulada que contém 20 imagens surpreendentes sobre o espaço.

Talvez umas das parte mais interressante para o ensino de cíências é a “experimentoteca”, área interna do prédio principal da CCTECA Galileu Galilei abriga um complexo contendo 111 experimentos fabricados pela empresa paulista TECNORAMA, todos interativos, distribuídos em várias áreas: física, mecânica, óptica, acústica, eletroquímica magnetismo, hidrostática e hidrodinâmica, biologia, matemática, sala de informática com 05 computadores ligados à rede Internet e sala de Astronomia.

Dentre os diversos equipamentos da CCTECA pode-se ser destacado três que aguçam a curiosidade do público visitante: na área externa destacam-se o “Girotec” – equipamento formado por três círculos concêntricos que giram independentemente entre si que simula ,em pequenos instantes , a ausência de gravidade,as “Antenas Parabólicas” que distanciadas a 50m permitem a comunicação direta entre duas pessoas.Na área interna do complexo o destaque fica por conta do “Gerador de Van Der Graaf” – equipamento que gera cargas elétricas e permite eletrizar os cabelos dos curiosos. Todos os equipamentos instalados estão acompanhados por uma pequena plaqueta que explica e orienta o visitante sobre quais os procedimentos e objetivos de cada experimento, além da presença de estagiários treinados.





A CCTECA foi a terceira instituição a se envolver em astronomia no estado de Sergipe, a 1ª foi a SEASEe a segunda foi colégio aplicação da UFS, com o grupo de estudos: “Grupo de Astronomia do CODAP UFS” iniciado em 2007. Ambas fazem parceria na maioria dos eventos e atvidades de Astronomia no estado, sendo que ambas realizam mais de 50 observações com telescópios aberta ao público por ano, várias exposições e palestras na capital sergipana e também no interior. A CCTECA ainda participou da realização de duas das edições do “Encontro de Astronomia do Nordeste”, em 2009 quando ainda era chamado de Encontro Interestadual de Astronomia e em 2015 o XV Encontro de Astronomia do Nordeste com participação de vários palestrantes de reconhecimento nacional e internacional, a exemplo da brasileira Rosaly Lopes. Desde 2010 a CCTECA e a parceira SEASE realizam a “Semana de Astronomia de Sergipe” que em 2015 ocorreu sua sexta edição “VI SEASE”, além de outro evento para homenagear a semana da mulher.

Em Março de 2019 a CCTECA atingiu a marca de 170 mil pessoas atendidas durantes suas atividades em toda sua existência. A CCTECA sempre realiza a algumas das atividades com parceria de outras instituições.

Planetário da CCTEA Galileu Galilei Aracaju Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Planetário da CCTEA Galileu Galilei Aracaju – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Planetário da CCTEA Galileu Galilei.

Horário de Funcionamento Planetário da CCTEA Galileu Galilei em Aracaju

  • Terça a Sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h / Sábado e Domingo das 14h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Planetário da CCTEA Galileu Galilei em Aracaju

  • Jardins, Aracaju – SE
  • Telefone: (79) 3217-3370

Mapa de localização