Sobre o rio Sergipe, foi construída a Ponte Construtor João Alves, ou Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros (cidade construída na Ilha de Santa Luzia). O nome da ponte é uma homenagem ao pai do governador que promoveu a construção, João Alves Filho, do DEM.
Entretanto, no início da obra, muitas pessoas sugeriram a mudança do nome da ponte para Zé Peixe, uma figura emblematicamente conhecida da cidade por atravessar o rio Sergipe a nado, mesmo depois de idoso, sendo um prático conhecido nacionalmente.
A ponte liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, cidades do litoral de Sergipe. Aracaju encontrava-se separada de sua vizinha Barra dos Coqueiros pelo Rio Sergipe. Foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2006. Seu propósito é aproximar a capital Aracaju ao porto do estado, à beira do oceano Atlântico, dentro do município vizinho da Barra dos Coqueiros. Com a obra, o litoral norte do Estado, que vai da foz do Rio Sergipe até à foz do Rio São Francisco está mais acessível ao turismo em Aracaju.
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros Aracaju Estrutura
Com uma extensão de 1.800 metros, a ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros tem duas vias, com quatro pistas para veículos, além de uma ciclovia e uma via exclusiva para pedestres. Orçada em R$ 99 milhões, a ponte tem um vão central de 200 metros e foi executada pela Empresa Sul-americana de Montagens S/A (EMSA), de Goiânia. O prazo de entrega, que estava estimado em 720 dias, foi pouco maior: 25 meses. A ponte estaiada foi projectada pelo engenheiro italiano Mario de Miranda e pelo engenheiro civil Annibal Crosara, sendo este último o responsável técnico.
É mais alta que o prédio mais alto da cidade, o Edifício Estado de Sergipe, carinhosamente conhecido como Edifício Maria Feliciana, numa alusão a uma mulher sergipana que ficou famosa pela sua impressionante altura (chegou a 2,25m).
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros Aracaju Ponto Turístico
Milhares de turistas e sergipanos já tiraram fotos, registrando suas visitas a Aracaju, com a ponte ao fundo. O local da obra passou a condição de ponto turístico, e muitos aracajuanos levam suas visitas à beira do Rio Sergipe para fotografarem a ponte.
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros Aracaju Benefícios
Cidades como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Santo Amaro das Brotas e Japaratuba são beneficiadas diretamente pela ponte. O fluxo de pessoas e mercadorias entre essas cidades foi ampliado extraordinariamente, sem mencionar a possibilidade de aquecimento da economia, uma vez que o acesso ao porto estará ampliado. Pelo lado aracajuano, a ponte pode ser acessada tanto a partir do centro, como a partir do município vizinho de Nossa Senhora do Socorro – cidade dormitório da Grande Aracaju –, o qual possui um pequeno Distrito Industrial, e diversos conjuntos habitacionais, como Marcos Freire I, II, e III. Todos ligados a BR-101 por uma rodovia estadual.
O município de Barra dos Coqueiros, maior beneficiário, já aprovou até um novo Plano Diretor para a cidade, prevendo um aumento de sua população para 50.000 habitantes em dez anos.
Outro benefício inusitado é o interesse dos locais pela arte da fotografia, muitos sergipanos têm usado a ponte como tema dessa arte. Já há até livros de fotografias sendo feitos sobre a ponte.